IANSÃ

Rainha da Tempestade

pic3
PRETO VELHO
A linha dos Pretos Velhos está dentro da “falange das almas”.
Seres desencarnados que alcançaram uma luz espiritual e retornam, através dos médiuns, ao plano terreno numa missão de caridade, como que resgatando uma dívida espiritual, ajudando os necessitados tanto na parte física, com passes magnéticos, defumações e indicando ervas curativas, como na psicológica com conselhos e amparo afetivo, praticando a bondade que lhes é inerente.
Estas entidades, dizem alguns, compõem uma linha ligada ao Orixá Omulu, voltada para a cura e lenitivo nas aflições dos pobres. As contas pretas e brancas que formam a sua guia denunciam uma similaridade de natureza com este orixá ligado a terra e as doenças provenientes dela, além do semelhante histórico de sofrimentos vividos.
Estes guias normalmente incorporam em seus médiuns, atendendo ao chamamento dos pontos cantados em sua homenagem nos terreiros, mas podem também “baixar” pelo magnetismo de uma oração ou de uma concentração mental dos fiéis.
Com movimentos lentos, típicos de um ancião, geralmente senta-se em um pequeno banquinho ou num pedaço de tronco, fumando seu cachimbo ou um cigarro de palha, queimando seu fumo de rolo. Gosta de beber desde a cachaça branquinha até vinho tinto bem forte ou café bem amargo.