UMBANDA

Entenda a Umbanda

pic3
IBEJADA
“Ibejada é uma entidade dos cultos da Umbanda, em realidade, duas divindades gémeas infantis, sincretizadas na Umbanda na figura de em São Cosme e Damião muito próximas a uma outra entidade do nosso culto, os Petros-Velhos, também ligadas a todos os outros orixás e aos seres humanos. Por serem gémeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.

Ibejada é tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criança pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante o vôo das aves, na beleza e perfume das flores.
A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e você estará vivendo ou revivendo uma lenda desta entidade. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido, gerado e administrado por Ibejada. Portanto, Ibejada já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos.”
Dia: Domingo
Cores: Azul, Rosa e Verde
Elemento: Ar
Domínios: Nascimento e Infância
Símbolos: 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas, sincretizados na Umbanda na figura de São Cosme e Damião
Saudação: Omi Beijada!


Texto retirado e adaptado da página Candomblé, o mundo dos Orixás